Segurança E Precauções no processo oxicombustivel

A segurança e precauções necessárias durante a utilização de equipamentos oxicombustíveis - seja na solda, brasagem ou aquecimento - são tão importantes quanto entender como o processo funciona.

Treinamento, capacitação e reciclagem de manuseio e melhores práticas do operador e equipe são ações que impactam também positivamente para a redução destes riscos.

Existem vários fatores que podem trazer riscos para a operação, entre os principais estão: o engolimento de chama e o retrocesso.

Engolimento de chama

É causado pelo fluxo inverso dos gases permitindo que a chama alcance e permaneça na área de mistura dos gases causando um assobio característico.

Ação: feche primeiro a válvula do oxigênio e em seguida a do gás combustível (Acetileno ou GLP/GN), deixe o maçarico esfriar e verifique o aperto da porca que fixa o bico a cabeça do maçarico.

Principais motivos:

  • Toque ou aproximação excessiva com a ponta do bico de corte na peça, respingos e/ou escórias que aderem à ponta e causam obstrução dos orifícios do bico;
  • Regulagem incorreta das pressões de operação dos gases.

Retrocesso

É causado quando a chama alcança o ponto de mistura dos gases e avança para dentro das mangueiras até atingir os cilindros, podendo causar graves acidentes ao operador e às pessoas próximas.

Ação: feche imediatamente a válvula de oxigênio e a do gás combustível (Acetileno ou GLP/GN), em seguida feche os registros dos cilindros.

ATENÇÃO: A NR 18 prevê obrigatoriedade na utilização de mecanismos dedicados a conter o retrocesso de chama e reversão do fluxo dos gases, este item é conhecido como válvula corta chama.

Válvula Corta Chama: item de segurança obrigatório em operações oxicombustíveis, de acordo com a Lei 6514 - NR18.

É responsável por impedir o fluxo dos gases para o interior das mangueiras e o avanço da chama - através do filtro sinterizado - até o alcance aos reguladores de pressão. Deve ser utilizada para cada linha de gás, sendo uma válvula em cada entrada do maçarico e uma em cada saída dos reguladores de pressão.

EPI'S

A escolha dos EPI's adequados à situação de trabalho deve ser feita pelo engenheiro/técnico de segurança do trabalho de cada empresa e deverá seguir e estar de acordo com as normas vigentes.

Óculos de solda, protetores auriculares, luvas e outras vestimentas de raspa são os principais utilizados.

Cuidados durante a execução do processo:

  • Não abrir os cilindros dos gases e o volante do regulador de pressão com o corpo em frente aos manômetros;
  • Somente abrir os cilindros dos gases se os reguladores de pressão e todas as válvulas do sistema oxicombustível estiverem despressurizados;
  • Regular as pressões de trabalho com a válvula do maçarico aberta e individualmente para cada gás e de acordo com as recomendações do fabricante;
  • Utilizar somente equipamentos adequados e em perfeito estado de conservação;
  • Não utilizar teflon ou outros tipos de veda rosca, pois os equipamentos possuem roscas metálicas de formato cônico que garantem a vedação ao ser devidamente apertado;
  • Verificar se há respingos obstruindo o bico/extensão. Caso haja, utilizar limpadores de bicos específicos para tal função;
  • Não fazer adaptações e modificações nos produtos que compõem a linha oxicombustível;
  • Use os bicos/extensões de solda recomendadas para a espessura de chapa a ser trabalhada;
  • Respeitar a sequência de acendimento e apagamento da chama (primeiro gás combustível e depois oxigênio);
  • Utilizar válvulas corta chama;
  • Utilizar EPI adequado ao trabalho;
  • Manter a área limpa e organizada, não é aceitável que haja óleo e graxas próximas à operação;
  • Inspecione toda a linha oxicombustível a fim de remover quaisquer vazamentos;
  • Não dobre ou utilize emendas nas mangueiras;
  • Leia os manuais dos produtos emitidos pelo fabricante;
  • Seja treinado e capacitado para executar a função e
  • Siga as normas regulamentadoras vigentes.

Vale lembrar que:

A forma correta de ascender um maçarico é utilizando um centelhador. Estes equipamentos possuem boa durabilidade, pronta ignição, garantem segurança e possuem a pedra como peça de reposição. Outras formas de acendimento do maçarico podem expor o soldador à riscos.

Apenas pessoas capacitadas devem realizar a solda e ajustar os parâmetros de soldagem como, por exemplo: ajustes de vazão no maçarico ou no regulador de pressão, instalação dos equipamentos, abertura dos cilindros de gases, etc. A maioria dos acidentes e incidentes que ocorrem neste processo são devido ao desconhecimento e negligência.

Todos os equipamentos utilizados no processo oxicombustível devem ser mantidos em boas condições de uso. Vazamentos não podem ocorrer. Recomenda-se que toda a linha seja inspecionada. Esse teste deve ser realizado utilizando água e sabão.

Nunca utilize centelha para esse fim.

clique aqui para baixar o PDF